Monday, October 27, 2003

Ja andava para fazer isto há uns dias.
Peguei no termopar do meu multímetro (para quem não sabe o termopar é uma espécie de termómetro digital que funciona...bem, não interessa como funciona, mas sim que funciona!) e enfiei-o dentro da meia bem juntinho ao dedão grande do pé.
Pois é, para os que ainda não sabiam, eu tenho os pés gelados no inverno e escaldantes no verão! Deus deu-me esta característica maravilhosa para quando me distraio e não sei em que altura do ano estou. Assim basta levar a mão ao pé e sei logo! :)
A questão que se coloca é: será que isto é uma boa coisa? Se sim, então tenho de me reproduzir muito, para que alguns dos meus descendentes tenham esta característica e sejam mais aptos e sobrevivam mais tempo, aumentando assim as hipóteses de reprodução e fazendo com que esta seja uma característica dominante! (para mais infos sobre o tema vide Evolução das Espécies de C.Darwin, encontra-se em qualquer boa biblioteca excepto na Louisiana, US!)

Voltando aos pés: então eu nesta altura do ano tenho os pés terrivelmente gelados o que durante o dia não incomoda nada, mas quando estou na cama (seja sozinho ou não, principalmente o não) é muito desagradável. A minha grande dúvida sempre foi: até que ponto é que estão realmente frios?

A temperatura normal do corpo humano ronda, à superfície, os 37 graus celcius sendo 1 ou dois graus mais quente no interior. Mas...
... a 1ª medição que fiz marcou 20 graus celcius! Clinicamento pode-se dizer que estão mortos, mas como não caiem...
Então enfiei o termopar pela sovaqueira acima e marcou uns confortáveis 34 graus. Debaixo da língua também marca 34 graus. Ou seja, deve ter um erro de uns 3 graus (a amplitude de funcionamento é muito grande, vai dos -40 até aos 1000 graus) por isso os meus pés têm uma temperatura de 24 graus o que é considerado hipotermia grave!

Mas a vida continua, apesar do frio!

No comments: