Tuesday, July 20, 2010

Mostarda, alguém?

Acabou de se me rebentar no prato um frasco de Paladin salpicando-me a mim, à mesa e a tudo o que estava à volta com mostarda.
Se houver por aí uma miúda gira a quem tenha acontecido a mesma coisa, mas com ketchup, mande-me um mail agora sff.

Monday, July 19, 2010

Adenosina Trifosfato ao Pequeno Almoço

Lê-se no Publico online (Pergunta do exame de Biologia pede algo que não é possível, afirma associação de professores) que a Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia discorda de um par de perguntas feitas num exame nacional de biologia. Em questão está, e passo a citar, "a associação de processos de produção de ATP a mecanismos de hidrólise de polissacarídeos requerida suscita-nos muitas dúvidas científicas" e acrescena que "apesar dos processos catabólicos serem globalmente exoenergéticos, o processo solicitado (hidrólise de polímeros) não é possível de síntese de ATP".

Cá está. Isto é realmente um aspecto fundamental de discórdia entre a associação e o Ministério da Educação que preparou o exame! Eu estaria muito mais preocupado com a quantidade de inutilidades que fazem a juventude decorar. Digam-me lá: em que medida é que este conhecimento é importante para um futuro estudante universitário? Ou para um futuro empregado?
Arriscaria dizer que de todos os alunos que frequentaram esta prova, e estou a falar em números absolutos, se houver 2 que num futuro a 30 anos estiverem a trabalhar com polissacarídeos vai ser uma sorte. E nessa altura, se tiverem dúvidas, não vão certamente dizer "em boa hora estudei isto quando tinha 18 anos". Não! Vão à wikipedia como faz qualquer pessoa que estude ou trabalhe.
E o problema não é da Biologia. É um problema transversal a [quase] todas as disciplinas que se leccionam tanto no secundário como nas faculdades: inúteis.

Ponham mas é os jovenzinhos a desenvolver a capacidade de raciocínio, de lógica e de linguagem porque lhes vai ser muitíssimo mais útil no futuro, do que a decorar os processos catabólicos da síntese do ATP!

Thursday, July 15, 2010

She Loves You YE YE YE!

Ye, Lanzarote, Espanha

Nunca percebi bem porque foram os Beatles fazer uma canção sobre uma terrola tão insignificante, numa ilha quase desértica plantada no Atlântico... :|

Monday, July 12, 2010

Peguei, Triquei e Meti-te na Cesta...

EPIC CAPTCHA FAIL!

It's All About Enthalpy!

"When a molecule of water evaporates from the surface of any body of water, energy is transported by the water molecule into a lower temperature air parcel that contains less water vapor than its surroundings"

Thursday, July 08, 2010

Olééééééé!!!

Wednesday, July 07, 2010

Solta o Carnot que há em ti!

Este gajo passou-se! Então vira-me a ventoinha para uma janela aberta?!
Pois é verdade, virei sim senhor. E porquê? Tão simples como as mais recentes teorias QED, ou ainda mais simples: a minha casa tem duas janelas, ambas viradas para o mesmo lado da rua. Apesar de ser um segundo andar ainda é bastante alto e felizmente o ar lá fora é sempre mais fresco do que junto ao chão.
Assim, e para conseguir forçar uma corrente de ar que puxe o ar frio da rua para casa, abri as duas janelas e numa delas coloquei a ventoinha a empurrar o ar quente para fora na sala, enquanto que no quarto, entra ar fresquinho (fresquinho na medida do possível a 600km do mar). Só me falta arranjar um termopar para atestar a eficácia do método.

Win-Win Situation

1. A Espanha perde, e eu fico feliz porque a Espanha perdeu.
2. A Espanha ganha, e eu fico feliz porque ganho 300€ em cash no Carrefour.

Monday, July 05, 2010

BOOOOOOMBA!!!!