Friday, September 01, 2006

Arrifana, 6h

Há coisas que não precisamos de experimentar porque já sabemos que não vamos gostar. Há coisas que nos negamos determinantemente a fazer, mas... e há sempre um mas, por vezes temos de as fazer.
Vencidos pelo lassidão e a meio caminho entre a Zambujeira e Albufeira lá tivemos de dormitar qualquer coisa na praia, Arrifana de seu nome.
É realmente bonito chegar a uma praia às 6 da manhã: não haver absolutamente ninguém, o imenso areal ainda húmido, o som e a cor das ondas, a nortada que nos bate na cara... Mas estamos estafados e com sono, progredirmos corajosamente pela areia passo após passo. Como custa! Toalha debaixo do braço, saco de cama ao ombro. Temos frio e mal vemos a hora de nos deitar-mos. Qual "lavar os dentes-xixi-cama"? Não há tempo para essas mordomias! Estende-se a toalha, abre-se o saco de cama, tiram-se os sapatos. Caímos no sono e há ainda quem se divirta com fotografias "para mais tarde recordar". Preferia não saber que lá estive, mas eles lá sabem...

Não passaram ainda 3 horas e já somos acordados. Abrimos os olhos e... ah! Tanta luz!! E como está calor... Soltam-se meia dúzia de impropérios e vemos o ar estarrecido dos primeiros banhistas que passam. "Esta não foi a educação que os meus pais me deram" penso telepaticamente como se alguém fosse captar esta minha vontade de mostrar condignidade.
Tenho fome! Afinal de contas são é horas de pequeno almoço...
Percorremos todo o imenso areal de volta ao carro. Impressionante como ainda há 3 horas estava frio, e agora o sol bate já com uma força atroz. Os passos continuam a custar, é hercúleo o esforço, mas finalmente o snack-bar A Rede!
Um Sumol de Ananás e uma sandes de fiambre... "O padeiro ainda não chegou?! Ah sacana!" É a risota geral no café. Espera-se, lava-se a cara com água fria e espera-se mais um bocado. Finalmente o pão, o pequeno almoço, a foto de família na Arrifana.

Vamos mas é fazer os Kms que nos restam, dormiremos o resto na praia, outra praia, numa bela sesta ao por do sol.
Para o ano há mais... (ou então não!)

No comments: