Sunday, June 19, 2005

Crescimento rápido

Conheço uma pessoa que o ano passado, com 22 anos, tinha comportamentos de 16. Este ano, já contando 23, comporta-se como se tivesse 18. Ora isto é extremamente positivo, pois num ano civil "cresceu" dois!
Então comecei a pensar se era capaz de determinar o ano em que essa pessoa me igualaria.

Posso resolver o problema de duas formas: analiticamente, ou graficamente.
Analitacamente temos que determinar as expressões das idades. Para essa pessoa será y1=2*x+16 e para mim será y2=x+22. Igualando y1=y2 temos 2*x+16=x+22 ou seja x=22-16 <=> x=6
Ou seja só daqui a 5 anos, quando ambos tivermos 28 é que estaremos ao mesmo nível de comportamento.
Graficamente é ainda mais simples. Basta desenhar as duas rectas e ver o ponto em que se interceptam:

Como seria de esperar o resultado é o mesmo: daqui a 5 anos, aos 28, teremos o mesmo nível de comportamento.

Falo por mim: posso esperar, não tenho pressa...

4 comments:

botinhas said...

ter entrado através da física quantica num buraco negro
Com ou sem física quântica, entrar num buraco negro é sempre mau sinal. Principalmente porque é sinal de que lá de dentro já não se sai... e isso é o que me preocupa mais (embora não devesse!).

jorge said...

botas...so um pormenor..n sei s tinhas pensado: dps do ponto d interseccao a idd mental da pessoa que até a esse pto era mais pequena q a tua passa a ser indefinidamente maior...será isso ok pa ti???

botinhas said...

Duvido que isso venha a acontecer...
Devo-te lembrar, amigo Jorge, que uma recta é só a 1ª aproximação. Talvez num futuro modelo haja uma convergência das curvas por exponenciais...

Anonymous said...

um individuo que pensa que a idade mental consegue-se modelar matemáticamente por uma função afim, ou por exponenciais... ( para tentar nao ficar mal, pois daqui a 5 anos ela é mais madura que ele com afins...) Acaba de provar que defacto ÉS TU que nao tens maturidade nenhuma. Nao tens mais nada para modelar? A tua vida tlvz? ganha juizo pah !!!