Sunday, February 08, 2004

'Estar vivo é o contrário de estar morto'
Para mim existem apenas 3 estados sobre os quais posso qualificar a realidade. A um estado chamo positivo. Ao outro negativo. O terceiro é o neutro. Este terceiro estado resulta de um regime de abstracção superior. Aos restantes animais é dada a capacidade de perceber o que vêem, mas só ao ser humano foi dado o dom de entender o que não existe. O nada representa um papel ambíguo no seio das coisas. O nada não pende para lado nenhum, não se refere a nada que não seja ele mesmo.
Para mim, e já desde criança, a morte tem a particular caracteristica de representar o estado neutro. É o estado onde não tenho prazer e também é um estado onde não tenho desprazer. A morte acompanha a ausência das coisas, mas não acompanha o contrário das coisas. É um estado de equilibrio. Foi por estas razões que enquanto mais novo tinha curiosidade sobre a morte. Como é afinal sentir o nada quando eu mesmo não existo?
Por estas razões a citação com que comecei o post tem implicações que não são triviais. Se afinal o contrário da morte é a vida, então durante a vida não tenho a capacidade de sentir se não apenas um dos lados do mundo. Seria uma vida cortada ao meio. Seria ver apenas com uma côr.

No comments: