Sunday, July 31, 2011

É amanhã dia 1 de Agosto

Devem-se contar pelos dedos da mão do E.T. as músicas dos Xutos e Pontapés que embora tocadas ao vivo em diversas tours nunca foram editadas em nenhum album.

A única que me lembro é a "1º de Agosto". Música recuperada num album ao vivo editado em 2000 quando foram encontradas bobines com gravações de dois concerto dados pelos Xutos no mítico Rock Rendez-Vous a 31 de Julho e 1 de Agosto de 1986.


Letra do Tim, música dos Xutos e Pontapés é um excelente hino ao Verão:

1º de Agosto

É amanha dia 1 de Agosto
E tudo em mim é um fogo posto
Sacola às costas, cantante na mão
Enterro os pés no calor do chão
É há tanto o sol pelo caminho
Que sendo um não me sinto sozinho
Todos os anos, em praias diferentes
Se buscam corpos sedosos e quentes

Adoro ver a praia dourada
O estranho brilho da areia molhada
Mergulho verde nas ondas do mar
Procuro o fundo pra lhe tocar
Estendido ao sol, sem nada a dizer
Sorriso aberto de puro prazer
Todos os anos, em praias diferentes
Se buscam corpos sedosos e quentes




Aqui podemos ver a versão anos 80 da música:

Sunday, July 17, 2011

Os "Correias": Haplogroup R1b, M343 (Subclade R1b1a2, M269)

Recebi uma fascinante mensagem do meu Padrinho (que também é primo direito do meu pai, e portanto Nunes Correia de apelido) que dizia o seguinte:

Nos últimos anos tenho estudado problemas de genética das populações e, neste momento, estou 100% seguro de ter identificado o clã dos "Correias".
São típicos Cro-Magnons, i.e. típicos europeus. Como no caso de todas as pessoas do mundo, a origem é Africana, mas o caminho para chegar à Europa foi complicado. Os "Correias" deslocaram-se primeiro para a Ásia Central. O grupo maior acabou por invadir a Europa onde certamente encontrou os Neandertais.
Os Cro-Magnons (R1b) são os "artistas" europeus, os responsáveis pela enorme criatividade artística no Sul de França e na Ibéria. Mas existem vários subgrupos de Cro-Magnon. A designação técnica e específica do clã dos Correias é o R1b/M343 (M269). Este grupo é muito comum na Ibéria, no Sul da Inglaterra e na Irlanda (praticamente todos os homens irlandeses pertencem a este mesmo clã genético).
Uma figura célebre do Haplogrupo R1b é o czar russo Nicolau II (embora seja um clã muito pouco comum na Rússia); o presidente norte-americano John Adams também era R1b. Mas, isso não indica que os Correias sejam descendentes de Nicolau II; apenas indica que tanto o Nicolau II e os Correias têm um antepassado comum (acho que a nossa hipótese de reclamarmos o trono da Rússia é muito remota… :)
Esta análise só se aplica à linha masculina da nossa família (daí os "Correias"). Durante algum tempo, a genética das populações baseava-se apenas nas linhagens femininas; mas ultimamente foi possível identificar os diferentes marcadores do chamado Y-DNA (o Adão da Ciência que viveu há cerca de uns 60.000 anos em África). Estes marcadores só passam de pais para filhos.

Tuesday, July 05, 2011

My Own Top of The World



Photo by Diogo Maia