Sunday, July 17, 2011

Os "Correias": Haplogroup R1b, M343 (Subclade R1b1a2, M269)

Recebi uma fascinante mensagem do meu Padrinho (que também é primo direito do meu pai, e portanto Nunes Correia de apelido) que dizia o seguinte:

Nos últimos anos tenho estudado problemas de genética das populações e, neste momento, estou 100% seguro de ter identificado o clã dos "Correias".
São típicos Cro-Magnons, i.e. típicos europeus. Como no caso de todas as pessoas do mundo, a origem é Africana, mas o caminho para chegar à Europa foi complicado. Os "Correias" deslocaram-se primeiro para a Ásia Central. O grupo maior acabou por invadir a Europa onde certamente encontrou os Neandertais.
Os Cro-Magnons (R1b) são os "artistas" europeus, os responsáveis pela enorme criatividade artística no Sul de França e na Ibéria. Mas existem vários subgrupos de Cro-Magnon. A designação técnica e específica do clã dos Correias é o R1b/M343 (M269). Este grupo é muito comum na Ibéria, no Sul da Inglaterra e na Irlanda (praticamente todos os homens irlandeses pertencem a este mesmo clã genético).
Uma figura célebre do Haplogrupo R1b é o czar russo Nicolau II (embora seja um clã muito pouco comum na Rússia); o presidente norte-americano John Adams também era R1b. Mas, isso não indica que os Correias sejam descendentes de Nicolau II; apenas indica que tanto o Nicolau II e os Correias têm um antepassado comum (acho que a nossa hipótese de reclamarmos o trono da Rússia é muito remota… :)
Esta análise só se aplica à linha masculina da nossa família (daí os "Correias"). Durante algum tempo, a genética das populações baseava-se apenas nas linhagens femininas; mas ultimamente foi possível identificar os diferentes marcadores do chamado Y-DNA (o Adão da Ciência que viveu há cerca de uns 60.000 anos em África). Estes marcadores só passam de pais para filhos.

1 comment:

Pedro Aniceto said...

Como é que uma pessoa pode confiar numa família que veio de demasiado perto do Corno de África?