Sunday, October 09, 2011

Heater Mode Control

Pouca mais há que me dê tanto prazer do que desmontar coisas. Ver como são feitas. Como foram pensadas.
Nada me irrita mais do que ter qualquer coisa a funcionar mal, saber que o arranjo pode ser simples e não o conseguir fazer. É um desafio que tem de ser superado.

Andei anos com algo no meu Honda HRV avariado: o ar quente/frio só saía para a frente, nunca para os pés, e pior, nunca para o pára-brisas onde sempre fez falta para desembaciar ou derreter o gelo do vidro. Como bom engenheiro que sou inventei um cone de papel sensivelmente do tamanho de uma folha A5 que canalizava o ar das saídas frontais na direcção do vidro. Não era prático e principalmente não era bonito.

Depois de muito procurar no Google (e eu sabia que a resposta tinha de estar lá!) hoje finalmente consegui deitar mão ao Service Manual da Honda. Dia de glória! Peguei no computador e fui até ao carro. Primeiro identifiquei o local onde manualmente se pode alterar a direcção do ar (escondido, mas de alcance directo do lado do condutor) e depois vi como desmontar o dashboard.
10 grampos, 3 cabos e 4 parafusos depois lá consegui ver o mecanismo que transforma o movimento circular dos botões, num movimento perpendicular: um Bowden cable ligado a um sistema de pinhão e cremalheira! Simples, inteligente e eficaz.

O problema residia tão simplesmente no facto de a ponta da bainha exterior o cabo estar solta, permitia rodar numa direcção puxando o cabo, mas não deixava empurrar. Dois dedinhos ágeis dentro de um espaço exíguo, et voilá, problema solucionado.





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