Monday, June 21, 2010

O Táxi Lisboeta

Os taxistas conduzem mal. É um facto.
E não deviam ter desculpa porque passam tantas horas ao volante, practicam tanto, deviam ser os campeões do esfalto. Mas não o são e a prova disso é o escalonamento que fazem da caixa de velocidades.

Olhemos para um taxi qualquer (Mercedes, muito possivelmente) a motor diesel, caixa manual de 5 velocidades:
1ª: Para por o carro a andar, mas só em subidas tão ou mais inclinadas que a Calçada do Combro. Para todos as outras é logo com a 2ª. E se se usou a 1ª no arranque passar directamente para a 3ª.

2ª: Vai das 500 às 4200 RPMs, o que equivale dos 0 aos 80km/h. Extremamente saudável para o motor e económico. NOT!

3ª: Engrenada apenas em vias extremamente largas a horas de menos trânsito. Segunda Circular, Eixo N-S, faixa BUS da Av. Ifante D. Henrique. Chegam "facilmente" aos 140km/h. A vibração é tanta que pensamos estar numa etapa do Paris-Dakar.

4ª: Mach 1. Nunca se viu nenhum a usar a 4ª velocidade por causa do bang sónico que é proibido dentro das localidades.

5ª: Warp Drive. Se não sabem onde é que os taxistas se inspiraram para terem bigodes sebosos, é porque nunca foram a Alfa-Centauro.

1 comment:

neca said...

rated #1

Ao Porto tudo se aplica de igual forma. Excepto o preço que é preciso multiplicar por 3.