Saturday, January 03, 2009

La ville est plus belle à vélo!

Existem sítios bonitos, como Lisboa, e existem sítios bonitos e civilizados: Paris.
Paris é cara. Muito cara mesmo, mas tudo tem uma qualidade fora de série. Os pratos servidos na mais simples e banal tasca para turista vêm com uma apresentação e um gosto fora de série. É simplesmente BOM viver em paris.
E umas das coisas que mais me impressionou foi o sistema de aluguer de bicicletas: Vélib. Ao contrário do sistema de Barcelona que é só para residentes, qualquer cidadão do mundo munido de um cartão de crédito pode, e deve se for a Paris, usar o sistema. Grátis nos primeiros 30 minutos, dão prazer e saúde a qualquer pessoa. Respira-se a cidade de uma forma completamente diferente.
Nunca esquecerei a volta ao Arc de Triomphe e a descida dos Champs-Elysées (palcos de acontecimentos únicos da história recente da Europa) que fiz na manhã de dia 2 de Janeiro de 2009, com tudo branquinho da neve caída durante a noite, no meio dos carros e autocarros e motas (algumas em contra-mão), com uma temperatura de pouco mais de 0ºC (querem imaginar a temperatura do selim qnd me sentei nele?) e um pavimento de calçada bem escorregadio. Poupei um bilhete de metro (nem preciso de dizer o quão caros são) e ganhei resistências para o resto do morninho Inverno que resta em Lisboa.
A repetir, sem dúvida!

4 comments:

Pedro Aniceto said...

" Arc de Triumph " Atenção! O "Arc de Triumph" é aquela curva por cima da copa dos soutiens das modelos da marca. Uma voltinha aí dá muito mais prazer que fazer a rotunda de L'Arc de Triomphe" Quanto ao resto, dou-te razão, we will always have Paris... Abraço

botinhas said...

Triomphe. Corrigido! ;)
Pena é aquelas miúdas não saberem fazer o buço como deve ser...

Pedro Aniceto said...

Ah! O bigode gaulês!

Bolas! A word verification deste comment é "darling"

Anonymous said...

Pah, esse sistema de aluguer também existem noutros locais como Amsterdam e Brussels.
:)

Só cá em Portugal é que andar de bicicleta é para putos, pobres e para o fim-de-semana.
Eu ando todos os dias, de fato aqui em Amsterdam.