Friday, May 19, 2006

A Norte do Douro - Day I

Intro: Como muitos de vós saberão, 300km não são nada para mim. Faço-os com muito gosto e a qualquer hora do dia ou da noite, e ainda com mais gosto quando tenho de ir ao Porto. Seja para um espectáculo, um concerto, uma queima ou só par visitar as amigas e saber como anda a noite (e o que se vai ouvir em Lisboa daqui a 3 meses).
Por qualquer motivo não gosto de entrar pelo Freixo. Entra-se no Porto pela Arrábida ou pela D.Maria I, o resto é para maricas!

21h30: Mas antes de entrar convém jantar, e a convite do meu amigo João Gomes e seguindo a sugestão dele, fomos a S. João da Madeira à magnífica Casa do Morgado onde provei uns mimos de boi que nem vos digo nem vos conto! Vão lá e provem.


23h00: Jantados, lá fiz os restantes 40km que me separavam da sempre agradável (e cada vez mais adorada) cidade do Porto.
Arrábida, 1ª saída para Campo Alegre/Boavista (é só seguir o cheiro das francesinhas do Capanegra), rotunda e já está! Só tenho de esperar em frente à Vodafone mas não sem antes dar duas voltas à praça (e pensar que o Marquês [de Pombal] é muito maior!) e uma voltinha ao quarteirão da Casa da Música (digam o que disserem, é uma bela obra de arquitectura).

00h00: Espera curta e dou por mim e já conheço duas pessoas e falamos como se tivéssemos andado na escola primária. Esta gente do norte é assim...
A caminho da Ribeira para um jantar de anos. Havia alguém que estava 3 horas atrasada (!!) ao que disse que não tinha mal, que a culpa era minha, era só minha e toda minha. Não era, mas sou de Lisboa e tenho as costas largas.
Claro que chegámos ao restaurante e já tava tudo a emborcar a sobremesa (tradução: garrafas de vinho tinto que desconfio que eram alentejanas, mas não disse nada para não levantar polémica). Peço um cálice de Porto. Não há melhor digestivo para mimos de boi que um cálice de Porto... no Porto!
10 amigos novos depois a conta... 1 EURO?!? Só?? Tenho de cá voltar mais vezes! :)

??h??: Finalmente! A noite. O que para muita gente seriam já horas de estar já no 3º sono, aquela gente ainda estava a decidir para onde ia. Como não sou roockie na noite do norte já tinha andado a fazer estágio durante a semana, deitando-me a horas quem nem me atrevo a dizer aqui que os meus pais podem estar a ler isto!
Fui prontamente avisado pela Mª João: "são só cotas recauchutadas e com silicone" ao que pensei: "e isso é mau?"

I'm definitely not a VIP, mas é fácil de entrar. Basta ter uma cara com o bom bronze do sul, estendem-nos um sorriso e dão-nos um cartão de consumo. De quanto é? Não interessa. Assumem que viemos de Ferrari, Aston Martin ou na pior das hipóteses de Jaguar, por isso o consumo não é o importante.
Mal entro oiço os GNR ("Boa! Isto vai ser bonito...") seguido das Doce, Ban, Herman José, Xutos (upa upa upa) and so on and so on.

4h30: abre (finalmente) a pista. Pista esta que já estava mais que à cunha, mas como o espaço é genial, há bares no andar de cima vazios q.b. mas com boa vista onde podemos ser rapidamente atendidos, sentarmo-nos numa mesa e conversar facilmente. Só no norte... :)


6h30: A fome já aperta e o dia já raia por isso vamos ao mais espantoso espaço de refeições nocturnas do país: o Mostarda.
Na zona industrial mesmo ao lado dos famosos Act e Via Rápida, aberto até bem tarde e com uma ementa de encostar o Galeto a um canto! Uma francesinha especial deve ser muito boa, mas não antes de ir para a caminha. Peço um prego e uma imperial. Felizmente a empregada é brasileira e não ficou a olhar para mim com ar de parva.
FINO! Assim é que se diz, carago!!!

1 comment:

eia said...

=) eu cada vez mais te considero um relações publicas deste país!! sabes tudo, cada cantinho ou se nao sabes (cmo o especificaste), tratas de saber!! olha so t tenho a dizer 1 coisa...hei.d desabravar mais desses conhecimentos ctg =P
isto s n t importares...pq sinc ha q saber viver! =)

bem agora respondendo.te ao teu coment no meu blog:

1.cortam.lhes os cornos para ficarem sem direccao nenhuma e estarem ali a fazer de bobos da corte e sedando.nos sim para ficarem totalmente sem forças, s nao sabes disso digo.te eu =)

2.nao foste tu q tiveste q aturar esses mesmos senhors d camisinha pa dentro a mandarem.te po certo sitio a gozarem c o teu protesto pacifico e sim nao me venhs com tretas q as pessoas sao, actualmente, diferenciadas pelo q vestem e mais q td o sao, e desculpa mas so vi especimes ignorantes vestidos assim por la...qt ao vegetarianismo e etc botas ja sabes a minha opiniao...

3.a tourada é a maior prova de ignorancia q ja vi. e ignorancia é o oposto de cultura logo obviamente q as pessoas q o praticam sao aculturais

4.os animais valem mais q muitas pessoas. o animal é um ser vivo, como nos, sofre, sente, emociona-se, angustia-se, mais q td sente na pele as belas farpas a atingi.lo....

5.os empregados q existem por causa d touradas? eu nao considero q qq pessoa q viva a custa da morte de animais por tortura deva sequer ter comida pa comer...

6.hipocrita? nao. tenho o meu ponto d vista. considero os animais acima da especie humana. por isso mais coerente q isso impossivel =)

7.se as pessoas q matam outras tantas sao procuradas e em muitos estados do mundo sao condenadas a morte pq nao fazermos o mm para quem mata um animal?

Escapes emocionais?? "eh pah fui um otario do caraças pq nao comprei akelas calças em x dakela camisinha (sim q essa gente deve ter mtos problemas ditos relevantes emocionais) deixam ca descontrair a ver uma tortura de um animal!! deixa ca!!"

E sim fui arrogante e senti um prazer imenso em descarregar a raiva de uma coisa inumana neste país. Sempre ouvi dizer q este país era civilizado e Lisboa ja tinha algum conceito mas aparte da falta de escape para os verdadeiros artistas e da deficiencia economica, isto q se passara n campo pequeno é a maior vergonha nacional.
E não, não sou moderada perante chacinas =)

E antes de tudo...eu escrevi um post q reflecte antes do mais a minha pessoa. O blog é meu, faço dele o que eu quiser, as pessoas podem contestar obvio mas nao respeito pessoas q n respeitam a vida e mais q td no meu blog qq tipo de radicalismo é bem.vindo =) pq é meu =)

**************